Gestão de entregas: app valida foto do comprovante
Gestão de entregas: app valida foto do comprovante
Tecnologia acompanha todo o processo de entregas em tempo real, o cumprimento da rota mais eficiente, além de garantir a segurança das operações logísticas.
Cancelamentos por atraso. Falta de planejamento de rotas mais econômicas para levar a mercadoria até o cliente e de visibilidade do cumprimento desses trajetos. Demora para receber o comprovante de entrega e ter certeza de que o serviço foi realizado.
Esses são alguns dos principais problemas que podem ser eliminados das operações logísticas com uma boa gestão de entregas. Um sistema de gestão eficiente é essencial para garantir que as encomendas cheguem ao destinatário de forma rápida, segura e precisa.
A tecnologia desempenha um papel crucial nesse processo, pois oferece soluções que geram desde o planejamento da rota mais econômica a indicadores de desempenho, reduzindo os custos de todo o processo logístico.
Principalmente, ajudam a garantir o cumprimento dos prazos de entrega e a satisfação dos clientes. Não à toa estudos mostram que, empresas que investem em tecnologia têm maior probabilidade de alcançar eficiência, agilidade e sucesso no setor de logística e distribuição.
Conheça os 10 principais benefícios de automatizar a gestão de entregas:
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Eficiência operacional
A automação otimiza todo o processo de gestão de entregas, do planejamento de rotas ao despacho de motoristas. Com algoritmos avançados, é possível calcular rotas eficientes, diminuir o tempo gasto no trânsito, economizar combustível e reduzir custos operacionais;
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Redução de custos
Com rotas otimizadas e alocação eficiente de recursos, as empresas podem reduzir os custos operacionais, como gastos com combustível, manutenção e horas extras dos motoristas;
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Definição automática das rotas
A definição automática das rotas, sem a dependência de terceiros ou de conhecimento da região, é um processo importante para garantir o cumprimento dos prazos de entrega;
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Rastreamento em tempo real
A automação dá maior visibilidade de toda a cadeia logística e permite o rastreamento das entregas em tempo real. Ele acompanha todo o progresso da execução do serviço e, com isso, gerentes podem identificar possíveis problemas antes que se tornem obstáculos;
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Maior precisão do processo de entrega
Com a automação, há menos espaço para erros na atribuição de entregas ou no registro de informações. Isso aumenta a precisão de todo o processo e reduz a ocorrência de extravios ou trocas de mercadorias;
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Aumento da satisfação dos clientes
Com uma gestão de entregas eficiente, a satisfação dos clientes tende a aumentar. Pois os prazos de entrega são cumpridos e isso aumenta a confiança de que as mercadorias vão chegar, a fidelidade à marca e o número de recomendações para outras pessoas;
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Flexibilidade nas opções de entrega
A automação oferece mais opções aos clientes, como entregas no mesmo dia, em pontos de coleta ou retirada na loja. Isso atende a necessidades e expectativas variadas e aumenta a satisfação dos clientes;
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Análise de dados e inteligência artificial
A análise de dados e a inteligência artificial geram indicadores de desempenho que ajudam a identificar padrões, prever demanda, melhorar a eficiência operacional e fornecem insights para uma tomada de decisão mais estratégica;
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Integração com sistemas de e-commerce
Se a empresa trabalha com comércio eletrônico, é essencial integrar os sistemas de gestão de entregas com os de e-commerce para facilitar o processamento de pedidos e atualizar automaticamente o status das entregas;
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Aplicativos móveis para motoristas
Forneça aos motoristas aplicativos móveis que mostrem detalhes da rota, informações sobre os clientes, atualizações de status e possíveis problemas a serem enfrentados durante a execução do serviço.
Esses aplicativos também permitem aos motoristas capturar imagens dos comprovantes de entrega assinados e transmiti-los em tempo real, assim como de relatórios de incidentes.
Esse último benefício é um dos mais importantes quando falamos em uma boa gestão de entregas. Pois, a falta desse documento pode resultar em complicações gerenciais e até judiciais para a empresa.
A seguir, entenda por que o recibo de entrega de mercadoria é fundamental para uma gestão de entregas eficiente. Por meio de uma aplicação móvel, sua empresa pode garantir que a imagem capturada e transmitida pelo motorista seja realmente a de um comprovante.
O que é o comprovante de entrega?
A declaração de recebimento de mercadoria é um documento que atesta a entrega ao destinatário. Logo, serve para garantir a segurança jurídica da empresa em caso de reclamações de clientes e parceiros.
Também é fundamental para as operações logísticas ficarem em dia com as autoridades fazendárias do país e para um melhor controle administrativo do negócio. Ainda serve como garantia de recebimento do pagamento pelo serviço prestado.
No Brasil, dois documentos são legalmente reconhecidos como recibo de entrega de mercadoria:
- Segunda via do Conhecimento de Transporte: pode servir como comprovante de entrega de carga nos multimodais (rodoviário, aéreo, ferroviário, marítimo, fluvial). Deve ser assinado e datado por quem a recebeu;
- Canhoto da Nota Fiscal: também deve ser assinado e datado pelo responsável por receber a mercadoria.
O documento de entrega é responsabilidade de quem realiza o serviço, independente de transportador ou não.
Como a tecnologia pode melhorar a gestão do comprovante de entrega?
Gerenciar o arquivamento de recibos de entrega de mercadoria impressos é complicado e custoso. Requer investimento em espaço físico e há o risco de perdas em incêndios ou pela ação do tempo.
Imagine ter de comprovar um transporte feito há três anos, para fins jurídicos. O desafio de encontrar esse documento em meio a uma montanha de papeis é semelhante ao de procurar uma agulha em um palheiro.
Por isso, cada vez mais empresas têm adotado sistemas digitais de confirmação de recebimento. Esses sistemas de gestão, integrados a ferramentas de monitoramento de frota, permitem acompanhar as entregas em tempo real e agilizam a confirmação da execução do serviço.
Como a Senior pode ajudar na gestão do comprovante de entrega?
A Senior tem um aplicativo móvel, o Senior Gestão de Entregas, para uso pelos motoristas em seu smartphone. Por meio dessa solução, ele consegue registrar e transmitir, em tempo real, as ocorrências de entrega e coleta.
O aplicativo mostra a rota e as atividades a serem realizadas pelo motorista, cada tarefa que precisa receber o apontamento de realização ou não realização, com descrição do motivo.
Caso o aparelho fique sem conexão com a internet, o usuário pode continuar trabalhando de forma offline, realizando os apontamentos normalmente. A conexão só será necessária para transmissão dos dados. Confira facilidades dessa solução:
- Fácil usabilidade;
- Layout limpo;
- Registra as ocorrências offline;
- Controle em tempo real das ocorrências;
- Integração com soluções de planejamento e monitoramento de rotas;
- Geolocalização das atividades em tempo real.
Segurança na comprovação da assinatura do destinatário
No aplicativo Senior Gestão de Entregas, o motorista pode coletar a assinatura digital do recebedor (imagem abaixo).
Essa solução também permite capturar uma imagem da assinatura do destinatário no comprovante de entrega e transmitir esse documento imediatamente ao gestor do transporte.
Seu maior diferencial? Essa aplicação móvel possui um dispositivo de validação da imagem para evitar qualquer tentativa de fraude. A funcionalidade só permite que fotos de documentos de entrega sejam registrados no sistema.
Qualquer outra imagem, ao ser escaneada, será descartada no momento da validação, inviabilizando o fim do processo de entrega.
Integração para uma gestão de entrega eficiente
O Senior Gestão de Entregas é uma aplicação móvel, que integra uma outra solução Senior, o Torre de Controle. Esse sistema, além do aplicativo para o motorista, possui um painel de monitoramento para gestores:
- Por meio dele é possível acompanhar a execução de rotas em tempo real;
- O painel de acompanhamento exibe as atividades diárias, os percentuais de execução, o status das entregas e justificativas e emite alertas sobre possíveis atrasos;
- O acompanhamento da localização de cada veículo da frota é híbrido. Pode ser feito por meio do GPRS (Serviço de Rádio de Pacote Geral – método de transferência de dados usado em redes móveis 2G) ou rastreador;
- O painel pode ser integrado com a rastreadora, possibilitando o acompanhamento de ocorrências, prazos de conclusão e a data de cada entrega. Tudo em tempo real.
Se sua operação logística busca eficiência ainda maior, o ideal é combinar o Torre de Controle e o Gestão de Entregas com outra solução Senior, o Roteirizador. Com tecnologia de ponta, ele planeja a rota mais eficiente e monitora o motorista em todo o trajeto:
- O planejamento de rotas é estratégico. O sistema considera as prioridades, regras e restrições — reduz o tempo, a distância e o número de veículos utilizados;
- Pode ser feito de forma automática, onde a aplicação sugere qual a rota, e manual, onde você determina a sequência;
- Durante a operação, é possível acompanhar em tempo real a localização dos veículos, controlar as rotas e administrar ocorrências de entrega para que o planejamento logístico seja cumprido;
- Como é atualizado em tempo real com as análises de performance, é possível prever e impedir incidentes, elevando os níveis de capacidade e produtividade.
Todas essas soluções para uma gestão de entregas eficiente possuem uma robusta documentação técnica, disponível para consulta no Portal de Documentação a qualquer hora e sem necessidade de realizar login.
Para acessá-la, na home do site clique na caixa de produtos de Gestão de Logística e, em seguida, selecione a respectiva documentação em Otimização Logística e Analytics.
Ficou interessado nessas soluções da Senior? Solicite já um contato de nossos consultores e aprimore suas operações logísticas.
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