Trabalho híbrido e gestão de ponto: como a tecnologia pode ajudar?
Trabalho híbrido e gestão de ponto: como a tecnologia pode ajudar?
O RH possui alguns desafios, principalmente, com o trabalho híbrido e gestão de ponto. Afinal, como fazer o controle neste formato? Confira no artigo!
Os formatos de trabalho passaram por diferentes transformações ao longo dos anos. Se antes existia apenas o modelo presencial, hoje há uma gama maior de possibilidades, que transforma o mercado de trabalho. Um estudo conduzido pela IDC Brasil em parceria com o Google, indica que 56% dos profissionais trabalham de forma híbrida, um aumento de 12% em relação a 2021. Já o formato totalmente home office corresponde a 19% e o presencial a 25%.
A flexibilidade dos modelos atrai os colaboradores, pois eles buscam mais comodidade para conciliar suas rotinas pessoais e profissionais. No entanto, isso acende um sinal de alerta no RH. Afinal, com esses novos formatos é preciso adaptar os processos do trabalho híbrido e gestão de ponto.
Neste artigo, mostramos como a tecnologia pode ajudar no controle da jornada de trabalho.
Aproveite a leitura!
O que é o modelo de trabalho híbrido?
O formato híbrido de trabalho é uma abordagem flexível que concilia o modelo presencial e online. Ou seja, ele permite que o profissional trabalhe alguns dias no escritório e o restante da semana em casa.
A rotina pode ser preestabelecida em um acordo entre o gestor e o colaborador. Dessa forma, é possível definir quais as datas é preciso comparecer à sede da organização, nos outros dias o profissional tem a liberdade de definir sua horários e local de trabalho.
Ao todo, existem três formatos de trabalho híbrido:
- Flexível: nesse caso o profissional tem a liberdade de escolher sua rotina e local de trabalho.
- Fixo: a empresa estabelece previamente os dias que o colaborador precisa comparecer na sede, nos outros dias ele pode escolher se trabalha de casa ou de qualquer outro lugar, como um coworking.
- Remoto: o profissional pode exercer suas funções sem comparecer ao escritório. No entanto, o gestor pode solicitar sua presença, eventualmente, para fazer alinhamentos importantes.
Vale ressaltar que os acordos de trabalho híbrido e gestão de ponto precisam ser preestabelecidos por contrato, assim é possível evitar problemas e dores de cabeça no futuro.
4 vantagens do trabalho híbrido
O trabalho híbrido é uma combinação do melhor de dois formatos: o presencial e o remoto. Desse modo, os profissionais possuem uma maior liberdade para conciliar suas rotinas e manter a produtividade.
Diante do cenário atual, a modalidade vem ganhando cada vez mais espaço e, além da flexibilidade, oferece outras vantagens:
- Diminui a rotatividade: o estudo conduzido pelo Google aponta que 36% dos colaboradores preferem um modelo de trabalho flexível. A pesquisa demonstra, ainda, que 65% dos profissionais que estão no formato presencial mudariam de emprego para ter um trabalho híbrido.
- Reduz custos: essa modalidade impacta positivamente o caixa da empresa. Isso porque a redução de circulação de pessoas na sede diminui os gastos com luz, água, internet, materiais de escritório e até mesmo manutenção de equipamentos. Dados da Global Workplace Analytics mostram que as companhias podem economizar até 11 mil dólares por colaborador neste formato.
- Aumenta a produtividade: uma pesquisa recente da Microsoft aponta que 80% dos trabalhadores se sentem mais produtivos no modelo híbrido. Isso porque a modalidade permite que os colaboradores definam seus horários, considerando sua rotina pessoal e estilo de vida. Dessa forma, a tendência é que eles sejam mais engajados e produtivos.
- Maior colaboração: o formato torna a troca de experiências mais dinâmica e flexível. Isso porque, além dos canais de comunicação usuais, como os e-mails corporativos, o time, geralmente, se conecta em um escritório virtual com apps de mensagem, plataformas de vídeo chamadas, entre outros.
Apesar das diversas vantagens, é preciso se adaptar a essas mudanças, principalmente no que se refere a marcação de ponto. Por isso, o RH precisa buscar maneiras de se adequar ao trabalho híbrido e gestão de ponto, para manter o compliance trabalhista.
Trabalho híbrido e gestão de ponto: como conciliar?
Flexibilidade, maior produtividade, redução do turnover e ganhos na colaboração entre a equipe são alguns dos benefícios proporcionados pelo trabalho híbrido.
No entanto, nem tudo são flores. O modelo traz desafios, principalmente para o RH, que precisa gerenciar as jornadas de trabalho. Isso porque nos dias em que o profissional está em home office, ele não pode “bater ponto” na empresa.
Portanto, é preciso adotar estratégias mais sofisticadas para o trabalho híbrido e gestão do ponto das equipes.
Por meio de um software de ponto eletrônico, a empresa consegue efetuar a gestão das horas de trabalho de modo rápido e eficiente, já que a ferramenta armazena e centraliza as informações de entrada e saída em um só lugar.
Além disso, o sistema de registro de ponto eletrônico traz mais comodidade para a gestão das diferentes modalidades de serviço. Na prática, o colaborador pode instalar o aplicativo em seu smartphone e efetuar sozinho a marcação da jornada de trabalho.
Sendo assim, tanto o pessoal que está no escritório quanto os que trabalham de casa podem “bater o ponto” com auxílio do aplicativo, utilizando o mesmo sistema para registrar as entradas e saídas.
Ou seja, o colaborador não precisa mais se deslocar até o relógio ponto da empresa para registrar seus horários. Basta apenas acessar o aplicativo e efetuar o registro de entrada, saída e seus intervalos. Isso traz mais comodidade, reduz as chances de marcações erradas.
E o que diz a lei sobre o trabalho híbrido e gestão de ponto?
Diferente do home office, o trabalho híbrido ainda não é regulamentado pela legislação trabalhista no Brasil. Isso não quer dizer que ele não possa ser praticado, pelo contrário, é possível, sim, adotar esta modalidade.
Nesse caso, a gestão de ponto no trabalho híbrido por meio de softwares é permitida e regulamentada pela Portaria 671, que prevê uma série de mudanças nas relações de trabalho país. São três os tipos de registro de ponto que podem ser usados:
- Registro de Ponto Convencional (REP-C);
- Registro de Ponto Alternativo (REP-A);
- Registro de Ponto por Programa (REP-P).
Além disso, os documentos de folha ponto precisam ser assinados eletronicamente, permanecendo disponíveis para acesso dos colaboradores, mesmo sem solicitação prévia.
Conclusão
De modo simples, a gestão de ponto por meio de um sistema digital facilita o controle da jornada de trabalho das equipes que exercem suas funções de forma híbrida.
A tecnologia auxilia, inclusive, a manter o compliance com a legislação trabalhista, uma vez que a lei exige o controle da jornada de trabalho para empresas com mais de 20 profissionais. Além disso, o cálculo de horas extras é mais rápido, já que o software contabiliza o tempo automaticamente.
Dessa forma, o RH ganha mais produtividade e elimina as chances de erros, comuns nas entradas manuais de gestão de ponto.
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