O WhatsApp como ferramenta de vendas e relacionamento. É possível?
O WhatsApp como ferramenta de vendas e relacionamento. É possível?
Descubra como o aplicativo de mensagens pode ser um forte aliado dos seus times comerciais e de atendimento ao cliente. Saiba mais sobre a versão business e as oportunidades para o negócio.
Seja para trocar mensagens, compartilhar momentos no status ou manter relações à distância, o WhatsApp já se tornou uma ferramenta essencial para o dia a dia. Hoje, dificilmente se encontra alguém que não tenha o aplicativo de mensagens instalado no smartphone para diferentes finalidades.
No Brasil, cerca de 85% da população tem o app no celular. Já no mundo, são mais de 2 bilhões de usuários espalhados por diferentes países. Para além do uso pessoal, os números também demonstram um crescimento na utilização da ferramenta para relações profissionais e comerciais.
Segundo matéria da Valor Investe, site de investimentos da Valor Econômico, 80% dos brasileiros estão utilizando o WhatsApp para se comunicar com marcas. Se a sua empresa não está atenta às estatísticas e tendências, siga a leitura deste conteúdo e descubra como usar o WhatsApp a favor da sua marca e como tornar o aplicativo um forte aliado dos times comerciais.
Como entrar em contato com clientes?
Se até pouco tempo, a comunicação com clientes era um desafio, atualmente há uma série de oportunidades para estar em contato. Veja:
- E-mail marketing
- Campanhas vias CRM
- Videochamadas
- Eventos
- Webinars
E a cada ano, um novo item é adicionado a essa lista, como o WhatsApp, por exemplo.
Através do aplicativo, as equipes de atendimento podem se fazer presentes em mais um canal de vendas e proporcionar um atendimento personalizado, imediato e ágil, fortalecendo o relacionamento com o cliente. E ainda melhor, é possível também atender contatos via WhatsApp com dados integrados ao CRM | Sistema de Gestão de Relacionamento.
WhatsApp e CRM: Uma dupla infalível para as relações comerciais
Vendedor ou não, todo o profissional que está na ponta de uma negociação ou atendimento comercial sofre com um conflito: A descentralização de informações Vs. a comunicação. Ter que consultar mais de uma fonte de dados, enquanto atende um cliente não é tarefa fácil. Mas não precisa ser desta forma!
O CRM Senior X possui integração direta com o WhatsApp Web, para que os processos comerciais sejam ainda mais dinâmicos, ágeis e sem perda de informações. Ou seja, com ele, seu negócio agiliza o processo de vendas de forma prática e eficiente.
Além disso, em uma só tela, as equipes comerciais conversam com clientes, podem enviar prospecções, agendar visitas ou reuniões e enviar o compromisso, assim como fechar novas oportunidades de negócio.
Confira outros benefícios do CRM Senior X:
- Conectado ao ERP: a equipe de vendas faz a gestão das oportunidades, pedidos e propostas com informações integradas ao ERP da Senior.
- +200 indicadores: os times têm sempre à disposição dashboards com indicadores de metas, venda por usuários.
- Geolocalização: integrado ao Google Maps, que geoposiciona os clientes, prospects e leads no mapa, com seus endereços.
- Impulsiona vendas: encontre clientes que tenham fit com o seu negócio com o acesso aos CNPJs ativos na Receita Federal.
Bônus!
WhatsApp Business: O que é, os benefícios e como usar?
É fundamental que, ao usar a ferramenta para relacionamentos comerciais, a empresa esteja atenta às outras possibilidades também, como o WhatsApp Business. Provavelmente, você já interagiu mais de uma vez com contatos que utilizam o WhatsApp Business e pode nem ter percebido.
Sabe aquele agendamento de consulta médica, em que você entrou em contato via WhatsApp e teve um atendimento imediato? Pois é, ele pode ter sido feito através de recursos de automação da versão business.
A diferença do WhatsApp normal para o business, é que a versão convencional, geralmente, é utilizada por pessoas físicas para interações cotidianas. Já a business foi desenvolvida para atender às necessidades de negócios e empresas, com diferentes recursos. Confira alguns deles:
- Perfil corporativo: nome da empresa, horário de atendimento, site, informações de contato, endereço e etc., além de um selo de verificação, para que os usuários sintam confiança em enviar mensagens e de que estão interagindo, de fato, com a marca. Para ter uma conta verificada e obter o selo, é necessário que a empresa siga uma série de requisitos, que confirmam a legitimidade do uso do aplicativo pela marca. No perfil, também é possível fazer anúncios fixos de produtos ou serviços ou disponibilizar links para pesquisas de satisfação.
- Automação: além da possibilidade de um perfil, a aplicação oferece ferramentas para automatizar e responder mensagens de forma imediata. As possibilidades de mensagens vão desde o boas-vindas até respostas para palavras-chaves e perguntas frequentes ou comunicados em massa, para listas de vários contatos. A ferramenta também qualifica as interações, entendendo qual a necessidade do usuário e direcionando às pessoas responsáveis, já com todos os dados necessários para um suporte assertivo e um bom atendimento ao cliente.
- Dados: outra funcionalidade da versão business, são os dados e estatísticas. É possível gerar relatórios para acompanhar o número de mensagens enviadas, entregues, visualizadas e o desempenho das comunicações, para ter técnicas de vendas cada vez melhores e que contribuam com o funil de vendas.
A versão do WhatsApp Business está disponível para Android e iOS. Para fazer o download, siga o passo a passo:
- Acesse a loja de aplicativos do aparelho corporativo e procure por WhatsApp Business;
- Faça o registro com o número de telefone do negócio;
- Configure o perfil com informações do negócio, como nome, localização, horário de atendimento e outras;
- Pronto! Lembre-se de incluir essa forma de contato no seu site, campanhas de marketing e outros.
- Aproveite os demais recursos disponíveis e avalie as taxas de uso.
Viu? O WhatsApp pode ser um forte aliado da marca e das equipes de atendimento da sua empresa, ainda mais quando integrado aos dados do CRM Senior X.
Solicite já um contato sobre a solução e impulsione suas vendas e relacionamentos, inclusive pelo WhatsApp!
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