Prestação de Serviços: o que é, como funciona e os desafios
Prestação de Serviços: o que é, como funciona e os desafios
Para te ajudar a compreender o que é a Prestação de Serviços, como o segmento funciona e quais são seus principais desafios no cenário nacional, elaboramos este guia. Confira o conteúdo e fique em dia com esse assunto!
A Prestação de Serviços é um dos segmentos que mais crescem no Brasil. Só em 2022, por exemplo, houve um aumento de 8,3% no setor – o que, de acordo com o IBGE, foi um novo recorde. Por ter uma grande participação na economia brasileira, a área abrange diversas atividades e está constantemente presente em nosso dia a dia.
O que é a Prestação de Serviços?
Para começar, Prestação de Serviços é o nome dado a qualquer atividade econômica que é feita para suprir as demandas do mercado e que, muitas vezes, não envolve uma mercadoria.
É um tipo de bem produzido e consumido de forma simultânea, onde o consumidor não tem posse sobre ele – porque, ao invés de pagar pela propriedade, o consumidor paga pelo trabalho, disponibilização ou experiência ofertada pelo prestador de serviços.
Para facilitar, trouxemos alguns exemplos de áreas onde há prestações de serviços e que utilizamos constantemente:
- Educação
- Alimentação
- Transporte
- Beleza
- Saúde
Produtos x Serviços: qual é a diferença entre eles?
Enquanto os Produtos são bens tangíveis, os Serviços são bens intangíveis. Isso significa que vender um produto é diferente de prestar um serviço porque, enquanto o produto é um material físico produzido para transmissão de posse ao comprador, o serviço não possui o formato físico de uma mercadoria e é consumido ao mesmo tempo em que é produzido.
Enquanto um carro, por exemplo, é um bem tangível e um produto, as corridas dos motoristas de aplicativo são intangíveis, são serviços prestados.
Quando falamos de prestação de serviços, é importante ter em mente que a área envolve profissionais que entendem as necessidades das pessoas e, por isso, oferecem atividades que irão supri-las.
Quais são as principais características da Prestação de Serviços?
As principais características da Prestação de Serviços são simultaneidade, intangibilidade, imperecibilidade e ausência de troca de propriedade.
Simultaneidade
Aqui, como já mencionamos anteriormente, a produção e o consumo ocorrem simultaneamente. Desta forma, a satisfação imediata do cliente é a prioridade das empresas prestadoras de serviço — uma vez que não é possível “trocá-la” em caso de insatisfação.
Intangibilidade
Na intangibilidade, o serviço prestado não é tateável. Isso significa que o consumidor recebe o serviço prestado, usufrui dele e então tem uma opinião sobre a experiência — e é importante destacar que é difícil mensurá-lo, uma vez que as pessoas têm percepções diferentes sobre o serviço que contrataram.
Imperecibilidade
Se os produtos são bens perecíveis, os serviços são imperecíveis. Isso significa que um serviço prestado não tem ligação à sua durabilidade – mas se a prestadora de serviços oferecer um trabalho ruim, a experiência do cliente será negativa e é necessário refazer o serviço.
Ausência de troca de propriedade
Quando o consumidor adquire um serviço, ele paga apenas para usufruir daquele serviço e não há troca de propriedades nessa transação. Um exemplo simples é referente aos serviços de segurança: o consumidor contrata a proteção fornecida pela empresa, não contrata o profissional que irá realizá-la.
Quais atividades são consideradas como Serviços?
São inúmeras as atividades que consideramos como prestação de serviços. Presentes no nosso cotidiano, temos os exemplos:
- Hospedagens (hotéis e pousadas);
- Agências de turismo e viagem;
- Instituições de ensino (idiomas inclusos);
- Serviços de limpeza e manutenção predial;
- Seguradoras residenciais e de veículos;
- Salões de beleza;
- Academias;
- Cinemas e teatros;
- Locações de equipamentos em geral;
- Empresas de jardinagem.
Principais desafios das Prestadoras de Serviços
Cada prestadora de serviços tem suas particularidades, é claro. No entanto, existem desafios que todas elas podem enfrentar no mercado. Vamos falar sobre os principais.
Dificuldades em precificar os serviços oferecidos
Quando se trata de definir o preço de seu trabalho, a prestadora pode enfrentar uma série de dificuldades. Isso acontece porque é extremamente complexo definir o valor de um serviço, pois ele envolve fatores como tempo empregado na atividade oferecida, mensalidades, recursos e demais particularidades.
Sendo assim, é comum que cada prestadora de serviços tenha seus preços baseados em desempenho e esforços utilizados – e esses preços variam de prestadora para prestadora.
Variabilidade na receita
As prestadoras de serviços têm seus faturamentos variados graças às demandas diversificadas que recebem. Tudo depende da área em que a prestadora atua e as necessidades que ela atende.
Se falarmos de um escritório de contabilidade, por exemplo, é comum ter clientes fixos todos os meses e é possível prever o faturamento em cima desses serviços prestados.
Custos com colaboradores
As prestadoras de serviços devem ficar atentas ao desempenho e produtividade de seus colaboradores. Se o gestor está em dia quanto aos indicadores de performance, é possível identificar inconsistências que podem gerar custos e resolvê-las o quanto antes – garantindo a satisfação dos clientes e a qualidade de seus trabalhos.
Dificuldades na previsão de demanda
É um erro comum pensar que, por se tratar de uma prestadora de serviços, a previsão de demanda não é prioridade. Por mais que a prestadora tenha um estoque pequeno para gerenciar, é preciso estar atento e investir em estimativas de venda para suprir as necessidades dos clientes.
Prestação de Serviços no Brasil: qual é o cenário?
O setor de Prestação de Serviços é o que, atualmente, mais gera empregos no Brasil. Ele também representa dois terços da atividade econômica do país e impacta fortemente no PIB.
De acordo com dados levantados pelo IBGE, o segmento cresceu cerca de 8,3% no ano de 2022. Para o IBGE, o bom desempenho é influenciado pela volta de serviços presenciais após o período de distanciamento social ocasionado pela pandemia nos anos de 2020 e 2021.
Segundo o instituto, ainda, as áreas que mais contribuíram para o resultado positivo de 2022 são as de transporte terrestre (com alta de 18,4%) e transporte aéreo (com alta de 28,6%). Os dados apontam, também, uma crescente expansão nos serviços de locação de automóveis, engenharia, pagamentos eletrônicos e promoção de eventos.
Para complementar o estudo, outros avanços relevantes observados foram nos serviços de restaurantes, hotéis e academias. Na linha de frente da economia brasileira, a Prestação de Serviços está presente e tende a ficar cada vez mais forte.
Dicas para aprimorar a Prestação de Serviços
Mesmo com tantos desafios, o setor está em constante crescimento. Para te ajudar a aprimorar ainda mais a gestão da sua prestadora de serviços, separamos algumas dicas importantes.
Estudo de custos
Antes de tudo, é importante que uma análise de custos seja realizada pelo empreendedor. Ela serve para, justamente, chegar a valores justos e equilibrar as finanças da prestadora de serviços — e essa análise deve envolver, também, custos variáveis e fixos.
Precificação
Como mencionamos anteriormente, a precificação dos serviços oferecidos é uma das maiores dificuldades enfrentadas.
Sendo assim, ao estipular um preço para os serviços, é importante levar em conta a margem de lucro esperada e a percepção de valor do consumidor – e o valor, nesse caso, é a forma como o consumidor entende o preço estipulado para aquele determinado serviço.
Reajuste de contratos
Periodicamente, é necessário consultar os contratos já realizados para ter uma estimativa do que já foi lucrado, assim como a estimativa de novas receitas. Além disso, o controle nos contratos oferece a percepção da capacidade da prestadora em fechar novos negócios.
Atenção ao consumidor
Os consumidores não buscam apenas a qualidade nos serviços oferecidos, eles buscam a satisfação de suas necessidades. Para isso, é importante que a prestadora entenda quem é seu público-alvo e o que ela deve oferecer para que suas solicitações e, até mesmo problemas, sejam resolvidos da melhor forma possível.
Utilize tecnologia especializada
Com a rotina cada vez mais online e atualizada, é necessário que a prestadora de serviços esteja em constante evolução. Uma das formas de garantir que seus negócios estejam sempre alinhados é utilizar ferramentas que centralizem dados e facilitem o controle da empresa.
Sendo assim, a utilização de um ERP (um software de gestão integrada), pode fazer toda a diferença na sua rotina.
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