Eventos SST eSocial: Rotina de Envios

  • By admin
  • 24 de agosto de 2021

Os eventos do eSocial foram divididos em fases diferentes para que o empregador envie as informações necessárias de acordo com o faturamento da empresa.

Em relação à SST eSocial (Saúde e Segurança do Trabalho), esses dados começarão a ser repassados de acordo com o cronograma a partir de 10/2021.

A Área de RH, especificamente o SESMT, é a impactada pelas obrigações impostas pelo eSocial referente a essa determinação. É por isso que estamos aqui para te ajudar a ficar por dentro desse assunto tão importante e mostrar quais os impactos no ERP TOTVS Linha Datasul HCM.

Neste material mencionamos os processos necessários para geração e envios dos arquivos XML ao eSocial, dos eventos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST):

S-2210 (Comunicação de Acidente de Trabalho);

S-2220 (Monitoramento da Saúde do Trabalhador); e

S-2240 (Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos).

Abaixo o Fluxo do Processo:

Detalhamento do Fluxo

1| FP0560 (Manutenção Estabelecimentos): Definir a data de início do envio das informações de SST ao eSocial, ícone eSocial, aba “Carga”.

2| FP0170 (Manutenção Grupos de Informações): Parametrizar as permissões de cada usuário junto ao grupo de informações SPD – eSocial, botão “Formar Permissões”, para os eventos de SST (S-2210, S-2220 e S-2240).

3| FP9826 (Centralizador de Funções SST): Iniciar a geração dos arquivos XML´s através do centralizador, com a função de Validação Carga eSocial. Por meio do centralizador, ainda é possível enviar as mensagens, em lote ou individualmente ao TAF, consultar o status das mensagens que foram enviadas e cancelar ou eliminar as mensagens geradas.

Observação:

Após executar qualquer uma das opções da função FP9826, o usuário poderá visualizar os arquivos no Monitor eSocial (FP9850).

4| FP9850 (Monitor eSocial): Consultar as mensagens geradas para os eventos de SST e realizar o envio para o TAF. Os envios também podem ser realizados em lote ou individualmente pelo FP9826.

5| Transmissão dos eventos: Realizar a transmissão das mensagens do TAF para a Base de Produção do Governo.

Considerações Finais:

Para geração das mensagens corretamente, todos os processos e cadastros dos Módulos de Medicina e Segurança do Trabalho devem ser realizados corretamente, com os devidos vínculos com as tabelas e demais informações exigidas pelo eSocial.

Nos casos de inconsistências apresentadas em alguma das etapas do envio (desde a geração até a transmissão para o portal do eSocial), deverá ser realizada a análise e ajuste por parte da equipe responsável pelos cadastros de SST nos módulos do Datasul.

Se você gostou do conteúdo, compartilhe e continue acompanhando nosso blog para ter acesso à outras informações interessantes para o seu negócio!
Em caso de dúvidas entre em contato no 11 4551 8014 ou por e-mail 
contato@agante.com.br